Medicina canabinoide: Aliada em tratamentos de saúde

medicina canabinoidel: saiba como planta é aliada em tratamentos de saúde

A medicina canabinoide vem se consolidando como uma aliada promissora no tratamento de diversas condições de saúde. Trata-se do uso da planta Cannabis sativa (matéria-prima da maconha) com fins terapêuticos, sob controle médico. Em entrevista ao portal A TARDE, o infectologista Roberto Badaró destaca que o uso medicinal da cannabis tem avançado com respaldo científico e resultados concretos, especialmente em casos que desafiam os tratamentos convencionais.

“Já temos evidências sólidas para o uso em casos de epilepsia refratária, especialmente em crianças. Outro campo muito promissor é o alívio da dor — um dos sintomas que mais impactam a qualidade de vida dos pacientes. Também vemos bons resultados em quadros de ansiedade, distúrbios do sono e até como coadjuvante no tratamento de doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer. Em oncologia, a cannabis tem sido uma grande aliada para amenizar efeitos colaterais da quimioterapia, como náuseas, vômitos e falta de apetite”, destaca Badaró.

Segundo o especialista, o segredo da versatilidade da medicina canabinoide está na sua interação com o sistema endocanabinoide. Um conjunto de receptores que todos os seres humanos possuem, responsáveis por regular funções como sono, dor, apetite, humor e memória.

Fonte: A Tarde

Atenção: Este artigo tem caráter informativo e não substitui a consulta com profissionais de saúde qualificados. Sempre consulte seu médico antes de iniciar qualquer tratamento.

Comentários

Comentários estão fechados.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba novidades e notícias do seu interesse.
Pura inspiração, zero spam ✨