A Câmara aprovou na noite desta terça-feira, 08, o projeto de lei que cria a política municipal de saúde para a distribuição de medicamentos à base de Canabidiol (CBD) e Tetrahidrocanabinol (THC).
O vereador Eduardo Zanatta (PT), autor do projeto “PraVida”, afirma que os profissionais utilizam o medicamento. Principalmente no tratamento da epilepsia, fibromialgia e transtorno do espectro autista. “Construímos este projeto de lei junto com entidades, com Ama Litoral e a Associação de Fibromialgia de Camboriú, além de professores, pesquisadores e médicos.
É um avanço significativo e que busca garantir dignidade para muitas pessoas que não têm condições de desembolsar 2 mil reais por mês para comprar a medicação na farmácia. Em março deste ano, realizamos uma grande reunião pública, que envolveu associações, universidade e a comunidade para debater o tema.
A importância da Lei ficou clara por meio de vários depoimentos. Os quais emocionaram quem estava presente, especialmente em casos como autismo, fibromialgia, epilepsia, Parkinson e Alzheimer. Agora o medicamento estará acessível para todos, como uma política pública de saúde em Balneário Camboriú”, afirma o vereador Eduardo.
[…] Esta legislação inovadora coloca Goiás na vanguarda do tratamento com cannabis, ao permitir que o poder público celebre convênios com organizações sem fins lucrativos. Essas parcerias visam promover a conscientização por meio de campanhas e eventos. Além de adquirir medicamentos fitofármacos e fitoterápicos de entidades nacionais autorizadas a cultivar e manipular plantas do gênero Cannabis para fins medicinais. A iniciativa também prevê a produção local desses medicamentos na Indústria Química do Estado … […]